sexta-feira, 23 de março de 2007

O Lidroamor Axé

O Lindroamor chegou à cidade de São Francisco do Conde através dos portugueses, quando D. Pedro II instalou-se numa das principais casas da cidade para governar por um dia. Não existem registros, somente histórias contadas passadas de geração em geração, desde o tempo do império. Apesar de ser uma manifestação de origem Portuguesa, sofre influência africana que pode ser notada nas canções, danças e instrumento.
Etimologicamente a expressão é uma constante na lírica Portuguesa.
A manifestação ficou cerca de 40 anos fora de atividade, sendo resgatada no ano de 1993, quando um grupo de pessoas com a intenção de formar um bloco carnavalesco, resolveu atender aos pedidos da comunidade que resgatassem o Lidroamor, uma manifestação tradicional que havia se acabado.
O Lidroamor, tem em sua origem a expressão “Lido amor”, é um folguedo do Recôncavo cuja a finalidade é arrecadar recursos para fazer o caruru no dia 27 de setembro em homenagem aos santos gêmeos São Cosme e São Damião.
Vestindo trajes coloridos e, portanto estandartes e imagens dos santos, as mulheres do Lidroamor cantam e dançam nas portas das casas nas ruas da cidade.
O Lidroamor Axé, é o mais representativo dos gêneros no Brasil, foi reativado a mais de 10 anos e conta com mais de 80 integrantes da comunidade de São Francisco do Conde na Bahia. O grupo já se apresentou na Europa e em diversos estados do país levando alegria e um pouco da nossa cultura popular.
Axé para você, e querendo é só chamar!!

Nenhum comentário: