sexta-feira, 30 de março de 2007

A Companhia Teatral Mont’Art

A Companhia Teatral Mont’Art, foi criada em 11 de fevereiro de 1999 por alguns jovens da comunidade do Monte Recôncavo, originário de um Quilombo, em São Francisco do Conde - Ba.

Objetivando fortalecer a cultura local, já que, diga-se de passagem, a respectiva cidade se destaca pela riquíssima diversidade cultural. Essa iniciativa foi impulsionada após tais jovens atuarem no espetáculo “Morte e Vida Severina” do escritor João Cabral de Melo Neto, sob a direção de Paulo César Barros. Daí a companhia buscou desenvolver ações afirmativas que possibilitassem o aperfeiçoamento artístico.

Dessa forma, procurou estreitar o relacionamento com a comunidade local a fim de conscientizá-la para a formação de platéia. Para tal, criou O Festiva de Cultura Montense, que é realizado no mês de agosto, que reúne grupos amadores de diversas linguagem artísticas. Esse evento tornou-se a maior expressão cultural ao ar livre da cidade de São Francisco do Conde. Alem desse evento, criou um subgrupo teatral denominado “Infanciart”, oferecendo oficinas para crianças e adolescentes, os quais são responsáveis pela manutenção e perpetuação da família Mont’Arte.

Nessa trajetória de 6 anos, a Companhia Teatral Mont’Arte, fez Vários parceiros que foram imprescindíveis para o seu trabalho, assim como o Teatro Vila Velha através das oficinas do “Projeto Tomalá da Cá”, e do projeto Teatro Cabo a Rabo; a secretaria de cultura de São Francisco do Conde, dentre outros grupos culturais da cidade.

Atualmente a companhia desenvolve os Projetos Teatro Solidários, que recolhe em apresentações alimentos não perecíveis para a doação; e o “Projeto Escola em Cena”, que atende a instituições Públicas sócio-educativas. Montou espetáculos que marcaram a sua caminhada como: “Lamento Negro“ (2002-2004), “O Brilho de Esperança” (2005).

A Companhia Cultural Mont’Art, nome atual após o registro civil, visando ampliar a parcerias com nova expressões artísticas, alem do teatro, abarcou o “Grupo de Dança Arte Envolvente”, que desenvolve oficinas de expressão corporal com criança sob a direção da coreógrafa Dione Alves; “Bloco Carnavalesco Coisa Nossa”, com a proposta de reviver os antigos carnavais; e o “Projeto Fazer Com Arte”, o qual promove oficinas de teatro e recreação para docentes e discente no âmbito escolar sob a perspectiva da arte educação.

Direção: Rubens Celestino
Elenco: Ana Patrícia Gregório, Bruno Cristiano dos Santos, Dione Alves, Erivaldo Gomes, Josemar Araújo, Leonardo Martins, Maricélia Conceição dos Santos, Marineyrila de Souza, Marilene Praxedes, Nhaiara do Nascimento, Robert do Rosário, Sislene Batista.

Nenhum comentário: