domingo, 25 de março de 2007

O Bumba meu Boi


Existem aqui na Bahia três tipos de bumba meu boi, onde cada um presidente de seu grupo cria sua historia: Bumba Boi, Bumba Meu Boi e Boi Bumbá.
A historia de Feliciano dos Santos presidente do Bumba Meu Boi de São Francisco do Conde é que um fazendeiro tinha um afilhado de confiança onde o fazendeiro teve que viajar e deixou a fazenda a cargo do seu afilhado com o boi alazão de estimação. A esposa de João estava grávida e com desejo de comer o fígado do Boi Alazão de estimação. Onde o marido não queria matar o boi, porem a mulher ficou doente, então João com piedade da mulher teve que matar o Boi Alazão.
A esposa ficou boa e teve sua criança. Poucos dias depois o fazendeiro retornou de viagem, ao chegar à fazenda logo sentiu falta do seu boi de estimação e foi logo a casa de João saber noticia do seu boi de estimação.

- O Afilhado: A bença meu padrinho.
- O Fazendeiro: Deus lhe abençoe João, quer que tu me dê nova do nosso Boi Alazão.
- O Afilhado: O nosso Boi Alazão bebeu água de mandioca depois caiu no chão.

O fazendeiro logo exigiu que João desse conta de um boi pra ficar no lugar do Alazão nem que fosse de madeira ou até mesmo através de um desenho mais ele queria seu boi.

A partir desta história (Verdadeira) é que foi criado o Bumba meu Boi com a caveira original do alazão e a coluna foi feita com um pedaço de madeira de 2m e as 12 costelas (sendo 6 de cada lado) feita de talisca de bambu, o olho é de cabaça de frade o rabo é pegado no forro de pano e para cobrir carcaça do boi é utilizado 6m de tecido estampado com uma pessoa em baixo para fazer os movimentos do boi e a sua frente o vaqueiro vestido de couro com uma guiada.
Atualmente o esqueleto do boi é feito de tubo PVC, onde esta mudança ocorreu por conta de ser mais leve, a durabilidade e maior a sua cabeça continua original e a roupa do vaqueiro também.

Esta historia foi criada em 10 de março de 1994 por Mestre Bicudo e por Jorge Luiz Bahia.
A construção deste Boi foi feita pelo Sr. Feliciano dos Santos (Bicudo) e Dôro Velho.
O grupo contém 25 Componentes e 01 Boi – O Alazão!

Nenhum comentário: