quarta-feira, 28 de março de 2007

As Paparutas

Este grupo que existe a mais de 80 anos surgiu na Ilha do Paty, terra natal do Artista Global Lázaro Ramos – o Foguinho e que pertence ao Município de São Francisco do Conde.

Situada no Recôncavo Baiano, 20 km de distancia da sede, a Ilha do Paty tem uma população de mais ou menos 200 pessoas predominantemente afro-descendente. As apresentações das “Paparutas” aconteciam às noites com a intenção de divertir os moradores da ilha.

A mesma difundiu-se como manifestação cultural em março de 2002, quando fora do âmbito da comunidade, realizou uma apresentação na sede da cidade em São Francisco do Conde na Feira da Mulher. Neste mesmo ano tiveram uma apresentação no Festival do Interior, em Salvador na Capital baiana, dando-lhe uma projeção nacional garantindo a boa trajetória de ascensão do grupo.

O grupo é composto por 19 bailarinas, com saias longas estampadas e coloridas, com blusas lisas de cor, com um tacho na cabeça com comidas típicas africanas as quais são oferecidas ao final da apresentação aos presentes. As musicas são geradas por um grupo de 11 pessoas que tocam instrumentos de corda e percussão, acompanhados por três vocalistas. As bailarinas formam um circulo e no meio apresenta-se. O grupo possue 33 componentes.

O nome Paparutas vem do nome paparoca que significa comida. Como as pessoas da comunidade chamavam Paparutas, manteve-se o nome PAPARUTAS BOAS que quer dizer: Comidas Boas.
Realmente são pratos saborosos, como só uma franciscana sabe preparar!!!

Nenhum comentário: